quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Revolução constitucionalista de 1932


Ciao cari fratelli , estava conversando com minha mãe e dai me mostrou um livreto com o titulo Cadastro dos Serviços Auxiliares da Guerra , Boletim nr 3 Organisado pela Associação Commercial de São Paulo para o Movimento Constitucionalista .Na pag 64 cita a penitenciaria com sede na rua Carandiru , Direcção dr Franklin de Toledo Piza e objectivo : confecção de colchões , calçados e uniformes . Minha mãe contava que Tio Carmine e Antonio , entusiasmados com o movimento disseram ao vô Pietro que iriam se alistar e ele respondeu sabiamente : "quebro as 2 pernas de vocês , prefiro um filho aleijado que morto " . Meu sogro Antonio lutou na revolução de 32 e foi preso numa ilha e pela dificuldade alimentar ganhou uma hernia de hiato que carregou por decadas

Seguiu-se a segunda guerra , perseguição aos oriundos do Eixo e daí Pedro se naturalizou brasileiro . É , tambèm não era fácil naquela epoca

Bom fim de semana a todos

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha querida tia madrinha...gostaria de ouvi-la contar todas as histórias que possa lembrar...e principalmente as mais antigas...Meu pai me contava que seu avô dizia por ter perdido um filho na Europa vítima de "peste" que era feliz quem não tivesse a infelicidade de enterrar um filho...