domingo, 21 de fevereiro de 2010

Importância do ensino de idiomas - saiu no Metrople de hoje


Buon giorno cari amici , tem Novelli na fita . Saiu um artigo sobre importância de idiomas na carreira no Metropole de hoje e ali falo um pouco sobre linguas

‘Deixe a língua te abraçar’

Cada língua é uma porta que se abre e há todo um mundo atrás dela.” Gerente de desenvolvimento de negócios na área de compras da EMS, o engenheiro químico Wilson Franco, de 58 anos, sabe o que está dizendo. Já abriu sete portas, incluindo a do português, e entende, por ordem de proficiência, inglês, italiano, alemão, mandarim, espanhol e francês. “Tem que deixar a língua te abraçar”, diz.

O interesse por idiomas teve início no ensino médio, quando começou a ter contato com o inglês e o francês. A vontade de aprender levou-o a se interessar por outras línguas, e esse conhecimento todo é empregado na vida profissional e pessoal. “Uso os idiomas em negociações e viagens pela empresa, para a Ásia e Europa”, comenta.

Uma das últimas investidas do engenheiro foi o mandarim, língua em que as palavras adquirem significados diferentes conforme o tom da pronúncia e que tem nos ideogramas uma de suas principais características. Só que ele quer mais e cogita estudar russo. “É uma língua que tem vocabulário próprio. Deve ser difícil, mas não gosto de coisa fácil.”